Educação para futuro presente II

Como já declarei no primeiro texto leia aqui, Sorocaba continua crescendo, e diante disso parece que algumas coisas (mentalidades) estão querendo mudar também.

Apesar de continuarmos com grande déficit de vaga para cursos profissionalizantes, nossa cidade continua com o slogan de “Cidade Educadora” e apresentando para o mundo uma coisa que entendo não ser dessa grandeza toda. Quero aqui continuar falando da falta de preocupação com o ENSINO TECNICO, que ira fazer falta para as empresas que chegam a Sorocaba. Foi aprovado pelos nossos edis (vereadores) a doação de um terreno para o SENAI construir outra unidade escolar onde teremos diversos cursos profissionalizantes. Mas isso não é solução, pois o SENAI que hoje é parte integrante do grupo “Sistema S”, recebe volumosos recursos das empresas credenciadas e não os transfere para os mais necessitados, prova disso são os preços dos cursos que esta instituição oferece. As vagas para cursos gratuito não passam de algumas dezenas ( 64 vagas em março de 2010 ), e ainda subestimam nossa inteligência, pois as vagas oferecidas são para o período da tarde. Quando o filho do menos favorecido pode estudar a tarde? Quase nunca, pois ele é força de trabalho e necessita de ajudar a compor a renda familiar, então vaga gratuita pra ele? Quando?

Quero lembrar ainda o caso das escolas da fundação Paula Souza, um tanto diferente, mas, com algumas semelhanças. É comum nestas unidades vermos alunos que passam o dia lá estudando, fazendo curso médio e logo após o técnico. Quem estuda o dia todo tendo os custos de alimentação, garanto serem filhos de pessoas mais abastadas e não filhos ou pessoas que estão fora do mercado de trabalho.

Mas como disse existem algumas mudanças a caminho. Depois de muito relutar vimos as autoridades de Sorocaba, aceitar a proposta da instalação de uma unidade da escola técnica federal – CEFET. Precisou muita discussão por parte de alguns políticos que tem compromisso com a sociedade, para assim trazer benefícios para todos. Ressalto aqui a necessidade de que esta unidade Federal seja implantada na região da Zona Oeste, pois já é muito o que se promete instalar nas outras regiões de Sorocaba. Na zona Norte mais uma unidade do SENAI, o parque tecnológico, abertura para campos (pesquisa) das universidades UFSCAR e UNESP, já contam com extensão da ETEC Fernando Prestes na vila Angélica, e como o bairro de Santa Rosália se diz zona norte, temos o SENAI também nesta região. Já a população da zona oeste, sofre com os encargos ( transporte, distancia, horário, alimentação, etc) se quiserem buscar sua formação.

Diante disso lanço a campanha para que a população apóie a instalação da unidade do CEFET na região da Zona Oeste. Temos que fazer vale o tamanho desta região e assim poder melhora lá a cada dia.

Delso Jose da Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s